top of page

Convidados

Julio Lellis

Diego da Costa

Formado em Midialogia pela Unicamp e Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Paris 3, realizou diversos videoclipes e webdocumentários. Dirigiu o curta-metragem Argentino - vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor direção e Juri Popular no IV Paulínia Festival de Cinema. Atualmente é Sócio da Pietà Filmes, produtora voltada para a realização de filmes, séries e webséries de ficção. É diretor do documentário A Plebe é Rude, exibido no Canal Brasil e do longa-metragem de ficção Os Caubóis do Apocalipse (em finalização). Hoje desenvolve o roteiro do longa-metragem de terror Trilhas da Noite e do piloto de série A Vida Secreta da Familia Olteanu com financiamento público. Foi contemplado para participar do 2º Laboratório para desenvolvimento de Websérie no Festival de Cinema de Vitória 2015 com o projeto de Websérie Café Quebec. Dirige um episódio da série "Um Morro do Barulho" de Vinicius Cabral, desenvolvido pela TV Cocriativa.
Desde 2008 trabalha com som direto em filmes e séries como Lili, a ex (Luis Pinheiro), Uma Pilha de Pratos (Chico Garcia), Estamos Juntos (Toni Venturi), Alice (Karim Ainouz), Pedro e Bianca (Cao Hamburguer), vencedor do Emmy Kids Internacional 2014 e SuperPai (Pedro Amorim), com o qual recebeu o Prêmio de melhor Captação de Som no 9º Festival Cinemúsica de Conservatória. Ganhou o prêmio de melhor som no Festival Curta Santos de 2014 com o curta metragem, Entulho (Mabel Lopes). Foi montador do premiado curta francês, The Witch of Portobello (Sylvia Fodor). No Brasil, montou a minissérie Travessia e o Telefilme Na Sombra da História de João Batista de Andrade.

Wladimir Cruz

Waldemar Lopes

Waldemar Lopes é artista plástico, engenheiro mecânico, professor cinéfilo. Atualmente realiza, em Santos, uma palestra beneficente sobre o Oscar, que se tornou tradicional na cidade. Também já realizou encontros sobre cinema para a Universidade Católica de Santos, Unimonte, Secretaria de Cultura de Santos, Rotary e Mostra Cine Brasil Cidadania. É colaborador do site CineZen Cultural. Foi homenageado na primeira edição do Santos Film Fest, por sua atuação na área cultural. Ainda no festival, realizou uma exposição reunindo sua memorabilia em homenagem à atriz Sonia Braga.

Tem participado de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas a Pré-Bienal de Santos, Semana de Arte Brasileira em Portugal, Salão Jovem do CCBEU – 1ª Mão (menção honrosa), Vasp Art Gallery – Los Angeles, Galeria de Friele – Noruega, Galeria da AMS, Teatro Guarany, Galeria da Beneficência Portuguesa, Galeria Unisanta, Santos Arquidecor e, recentemente, as exposições Made in Santos, Viva Santos! e Primavera em Santos, que integraram o festival CulturalMente Santista.

Em “A Magia do Cinema”, que integra a programação do 2º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos, partindo de diferentes técnicas de pintura, Waldemar interpreta cenas de filmes clássicos, entre elas, algumas estreladas por suas duas musas inspiradoras, Julie Andrews e Sonia Braga.

Alexandre Sorriso

Cineasta. Bacharel em Comunicação Social com especialização em Publicidade na PUC Campinas / SP / Brasil (1987-1990). Em 1992, comecei a produzir e a fazer uma direção assistente em "5.6 Productions", São Paulo, por 4 anos. Em 1996, minha carreira internacional começou em Portugal, produzindo e direcionando campanhas publicitárias, filmes institucionais e programas de televisão por 8 anos. Eu tinha filmes incluídos nas bobinas de agências de publicidade internacionais e clientes como JW Thompson e Vtech Electronic Learning Products. Diretor, o filme Audi "Puddle" ganhou o Gold em Epica Awards em 2001, um dos principais prémios europeus centrados na criatividade em vários meios de comunicação; Prata no Festival Internacional de Publicidade Figueira da Foz 2002, Portugal; e algumas listas curtas como Cresta Awards, 2002. Co-dirigiu o filme para a campanha do Euro 2004 (Campeonato de Futebol) e desde 2008 expandi minha experiência profissional direcionando documentários. Em 2012, fui diretor de TV na campanha do prefeito de Larissa Rosado em Mossoro / RN / Brasil. Em 2015, tornei-me diretor do "Diário do Olivier", um programa de TV no canal GNT (Brasil). 

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Foi crítico de cinema do portal R7[1] e trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles RedeTV!Rede GloboSBTRede RecordTV Culturarevista Veja , Jovem Pan, e Folha de S.Paulo, além de HBOTelecine e TNT, onde está com o programa TNT+Filme e onde comenta as entregas do Oscar. Também é o crítico de cinema da Rádio Bandeirantes e comentou os filmes exibidos no Cine Clube, da Rede Bandeirantes. O crítico também aparece em inserções na programação da rádio A Tarde FM de Salvador/BA. Atualmente exerce o cargo de Secretário da Cultura de Paulínia-SP.[2]

Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 37 500 filmes entre longas e curta-metragens,[3] e é sempre requisitado para falar dos indicados na época de premiações. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de Éramos Seis de Maria José Dupré. Atualmente trabalha também no teatro.

No Oscar, comenta desde 1985. Antes, reportagens de telejornais acompanhavam a cerimônia em seu apartamento, onde ele recebia amigos e fazia bolões. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações.

Germano Pereira

bottom of page