top of page

Santos Film Fest

Festival Internacional de Filmes de Santos

Santos é a única cidade brasileira que está entre as oito cidades criativas no mundo no segmento cinema da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Dentre elas estão Roma -Itália; Bitola - Macedônia; Sofia - Bulgária; Galway - Irlanda; Sydney - Austrália; Busan - Coréia do Sul e Bradford - Inglaterra.


A cidade possui inúmeras salas comerciais e públicas de cinema além de sediar a Santos Film Commission, facilitadora de produções audiovisuais desde 2007 e ter sido cenário para muitas produções audiovisuais. Além disso, o município abriga cineclubes, festival de curtas, projeto de cinema itinerante e cursos de graduação e pós graduação em audiovisual, favorecendo uma significativa movimentando da economia local.


Porém a cidade ainda não conta com um Festival de longas-metragens de caráter internacional.
 

Neste cenário, o Festival  foi criado por André Azenha, jornalista e crítico de cinema da Baixada Santista e acontece em Santos no mês de  Outubro.

​

​

​

Seus objetivos são além de fortalecer o mercado cinematográfico de Santos,  fortalecem a imagem do município como Capital do Cinema, possibilitar o acesso ao cinema para todos, formar público., ampliar a visão do cinema como mídia educativo, possibilitar o dialogo entre os profissionais do audiovisual e o público, democratizar o acesso à cultura, consolidar o Cinema Nacional na região, promover o diálogo para a cidadania e discutir a pluralidade cultural e social.

​

A Mostra Cine Brasil Cidadania, realizada com sucesso em 2014 e 2015,  passou a se chamar Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos. O objetivo é manter o caráter reflexivo e transformador do cinema, exibindo filmes, especialmente longas brasileiros contemporâneos, que abordem questões relativas à cidadania. Mas agora, o projeto passa a abrir espaço para produções estrangeiras e clássicos do cinema nacional. 

Em 2014 e 2015, a Mostra trouxeram longas inéditos para a cidade, como a coprodução Brasil-Índia “Bollywood Dream – O Sonho Bollywoodiano”, a animação indicada ao Oscar “O Menino e o Mundo”, cuja sessão foi a primeira do filme na região, “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” e o premiado “São Silvestre”. Sempre com sessões lotadas, atingindo pessoas de todas as idades e ampla cobertura da mídia.

​

​

Fotos
bottom of page